quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Terceiro Encontro Continental do Povo Guarani


04/11/2010 - 14:12 
Índios do Paraguai, Brasil, Argentina e Bolívia realizarão o Terceiro Encontro Continental do Povo Guarani, com o lema "Terra, Território, Autonomia e Governabilidade", de 15 a 19 de Novembro de 2010, no Seminário Metropolitano da cidade de Assunção, Paraguai.

Os Encontros Continentais do Povo Guarani começaram em 2006 como um espaço de busca de uma articulação ao nível dos países do Cone Sul.

O objetivo do encontro é influenciar na efetiva implementação dos direitos dos povos indígenas consagrados nas Constituições nacionais e convenções internacionais ratificadas pelos países, assegurando o direito histórico à terra/território para o desenvolvimento social e cultural. Além disso, também se busca a construção e a implementação de políticas públicas por e para os povos indígenas.

O evento contará com palestrantes como Padre Bartolomeu Mélia SJ e a antropóloga Graciela Chamorro, ambos com ampla trajetória de trabalho com os povos indígenas, bem como palestrantes indígenas dos povos Guarani envolvidos.

Espera-se contar com a presença de 400 índios da Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai para discutir a problemática e buscar soluções para os temas que afetam o povo Guarani.

O III Encontro Continental tem o apoio de organizações indígenas como a Coordenação Nacional de Pastoral Indígena Conapi (Paraguai), Equipe Nacional de Pastoral Aborigen ENDEPA (Argentina), Conselho Indigenista Missionário CIMI (Brasil), Rede de Entidades Privadas al Servicio de los Pueblos Indígenas (Paraguai), UNICEF, Mensen met een Missie e Misereor.
  
Contatos

Ángel Vera - 0971 461 212
Lorenza Benitez - 0981 631 200
Escritório Conapi - 021 443 752

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A importância do Ponto de Referência

O ÂNGULO QUE VOCÊ ESTÁ, MUDA A REALIDADE QUE VOCÊ VÊ Joelma Silva Aprender a modificar os nossos "pontos de vista" é u...